Ibirubá - Site sobre a cidade com fotos, notícias e informações

 

ff

Ibirubá - Site sobre a cidade com fotos, notícias e informações

Blog do João Batista - (54) 9121 3300 - frontero@gmail.com
Jornalista MTB nº 15515
sábado, 16 de julho de 2011
A mídia está criando uma legião de ignorantes musicais e culturais

Lendo a coluna do Santana deste domingo, onde refere-se ao longo exílio do Chico Buarque, acrescentaria ainda que, assim como Chico, vários outros músicos e compositores geniais da nossa música estão exilados culturalmente. Não por querem se exilar, mas certamente de vergonha com "merréca" que se tornou a MPB atual. Culpa de uma mídia mercadológica apenas. Ela criou uma legião de ignorantes culturais musicalmente falando e agora os alimenta, vendendo o lixo que produz. Pobres brasileiros que nunca ouviram Chico Buarque, Milton Nascimento, Wagner Tiso, Zé Ramalho etc. O mais triste é que as maiores vítimas são os jovens, alvo fácil de uma mídia perversa que só pensa em ganhar MUITO DINHEIRO com a legião de ignorantes que alimenta. Felizmente há jovens que não se contentam com o que ouvem a procuram alternativas de enriquecer o seu conhecimento cultural. Mas são poucos. A esmagadora maioria serão verdadeiros analfabetos musicais e culturais, que não tiveram a oportunidade de ouvir ( não toca na rádio, Tv,...) os maravilhosos sons que a MPB produziu num passado recente e ainda produz, e que é negado o acesso às novas gerações.

Postado por João Batista as 16.7.11 e tem 3 comentarios
3 Comments:
Anonymous Anônimo disse...

O mundo mudou muito desde que Chico, Caetano e Gil faziam sucesso.
Não somos mais os mesmos, o tempo passou e não devemos exigir que as coisas fiquem paradas no tempo.
A juventude que aí está tem suas qualidades e defeitos, certamente o que achamos que é cultura para eles não é.
O Gilberto Gil parece ser o único que se adaptou as mudanças dos tempos.

18 de julho de 2011 14:32  
Anonymous Anônimo disse...

Como tudo na vida, não podemos nos abater, devemos mostrar as alternativas e deixar para que as pessoas escolham o que acharem melhor.
Foi aprovado aulas de música no currículo escolar, quem está dando?

18 de julho de 2011 18:10  
Anonymous Anônimo disse...

"Cultura (do latim colere, que significa cultivar) é um conceito de várias acepções, sendo a mais corrente a definição genérica formulada por Edward B. Tylor, segundo a qual cultura é “aquele todo complexo que inclui o conhecimento, as crenças, a arte, a moral, a lei, os costumes e todos os outros hábitos e aptidões adquiridos pelo homem como membro da sociedade”.[1] Em Roma, na língua latina, seu antepassado etimológico tinha o sentido de “agricultura” (significado que a palavra mantém ainda hoje em determinados contextos), como empregado por Varrão, por exemplo.[2] Cultura é também associada, comumente, a altas formas de manifestação artística e/ou técnica da humanidade, como a música erudita europeia (o termo alemão “Kultur” – cultura – se aproxima mais desta definição).[3] Definições de cultura foram realizadas por Ralph Linton, Leslie White, Clifford Geertz, Franz Boas, Malinowski e outros cientistas sociais. Em um estudo aprofundado, Alfred Kroeber e Clyde Kluckhohn encontraram pelo menos 167 definições diferentes para o termo cultura.[4]
Por ter sido fortemente associada ao conceito de civilização no século XVIII, a cultura muitas vezes se confunde com noções de: desenvolvimento, educação, bons costumes, etiqueta e comportamentos de elite. Essa confusão entre cultura e civilização foi comum, sobretudo, na França e na Inglaterra dos séculos XVIII e XIX, onde cultura se referia a um ideal de elite.[3] Ela possibilitou o surgimento da dicotomia (e, eventualmente, hierarquização) entre “cultura erudita” e “cultura popular”, melhor representada nos textos de Matthew Arnold, ainda fortemente presente no imaginário das sociedades ocidentais.[5]" Segundo o texto da Wikipédia cultura é qualquer manifestação do povo, independente dela representar algo que não te agrade.

20 de julho de 2011 09:15  

Postar um comentário

Voltar ao blog



Posts mais recentes Posts mais antigos

Pesquisa personalizada

Últimos Posts

Concurso Público teve 4.758 inscrições
Juremir Machado da Silva em Ibirubá
Núcleo de Inclusão Digital no Bairro Planalto
Ibirubá prioriza segurança, educação, saúde e dese...
Sanfoneiro Truvinca emocionou a pequena platéia
Governo Tarso em Ibirubá
Sonora Brasil com música folclórica do nordeste.
Recursos do BNDS poderão garantir a RS 506
Ibirubá terá Centro de Difusão de Tecnologia e Con...
Estudantes pedem melhorias para Vila Aparecida

Arquivos

Março 2011 Abril 2011 Maio 2011 Junho 2011 Julho 2011 Agosto 2011

 

 

 

WM INTERNET