Ibirubá - Site sobre a cidade com fotos, notícias e informações

 

ff

Ibirubá - Site sobre a cidade com fotos, notícias e informações

Blog do João Batista - (54) 9121 3300 - frontero@gmail.com
Jornalista MTB nº 15515
quinta-feira, 19 de maio de 2011
Banda Musical Municipal toca em público pela primeira vez



Foi na abertura dos JERGS 2011 no Módulo Esportivo do Instituto Federal do Rio Grande do Sul. Remontada há cerca de um ano, quando iniciou os ensaios, a Banda Musical Municipal de Ibirubá, mesmo sem a formação completa ainda, já mostrou o resultado do trabalho interpretando obras tradicionais do estilo. A Secretaria de Educação através do Departamento de Cultura investiu na nova formação da banda adquirindo novos instrumentos e reformando alguns que já existia e contratou o maestro Marcos Petry que vem conduzindo o trabalho desde então. Ainda falta muito, mas a julgar pelo que foi mostrado na abertura dos jogos, a Banda Musical Municipal de Ibirubá voltará com toda a força. Para Ibirubá é um orgulho possuir uma Banda Musical que possa participar das atividades oficiais ou não, realizando retretas e levando um clima de cidade cultural. Entre os quase 500 municípios gaúchos, poucos possui a sua banda musical e Ibirubá está entre eles. O próximo passo, segundo a coordenadora de cultura Cristina Brignoni, é a aquisição dos instrumentos que faltam, continuar os ensaios e aquisição do uniforme. Quando estiver completa será apresentada à comunidade oficialmente. Todos que estiveram na abertura dos JERGS saíram contentes com o que ouviram e com a certeza que a banda voltará a ser a atração da cidade.
Ibirubá já teve uma Banda no estilo Marcial que se tornou banda musical através de Lei, porém estava desativada por falta de investimentos e descaso. Vinculada à Secretaria de Educação através do Departamento de Cultura, a banda deverá continuar a receber investimentos até se tornar completa.

DIFERENÇAS marcial / musical

Banda Marcial: formada basicamente por percussão, alguns instrumentos melódicos e com evoluções coreográficas. Ideal para desfiles militares ou escolares, onde a qualidade musical não é tão importante.

Banda Musical: Formada principalmente por instrumentos melódicos (trombones, trompete, sax, tubas, trompas, baixo etc.) e instrumentos percussivos básicos. Sua formação exige músicos mais qualificados e um regente com bom conhecimento musical teórico e prático, para executar hinos, dobrados e marchas do gênero.

Postado por João Batista as 19.5.11 e tem 1 comentarios
1 Comments:
Anonymous Delmar mazui disse...

parabéns aos músicos, continuem levando essa nobre arte que são as bandas de música...

18 de agosto de 2011 20:21  

Postar um comentário

Voltar ao blog



Posts mais recentes Posts mais antigos

Pesquisa personalizada

Últimos Posts

FRENTÃO prepara festa para mostrar o que já fez
Secretária Stela Farias em Ibirubá
Municipal de vôlei em Ibirubá
FAMURS saúda posição do presidente da Câmara sobre...
Restos a pagar
Marcha a Brasília: Prefeitos brigam pela derrubada...
Como o violino foi parar no museu
Um Stradivarius de 1742 em Ibirubá.
Carlos Jandrey participa da Marcha dos Prefeitos e...
Beto Vizzoto preside o COREDE Alto Jacuí

Arquivos

Março 2011 Abril 2011 Maio 2011 Junho 2011 Julho 2011 Agosto 2011

 

 

 

WM INTERNET